22.10.10

 

 

 

 

 

Lycée Français Charles Lepierre (1963)

A minha turma de 3ª classe, com Mme Pappamikail

 

 

A minha chegada ao liceu francês de Lisboa, vinda de uma escola "americana", não foi isenta de traumas. O francês que trazia do colégio de “Notre Dame des Victoires”, em S. Francisco, era manifestamente insuficiente. Dominava mal o português. Aprendera a escrever a lápis, em letras de imprensa, e aqui escrevia-se a caneta de tinta permanente nuns cadernos especialmente pautados para uma caligrafia perfeita.  As professoras não disfarçavam a sua impaciência perante os incompetentes.

 

Mesmo assim, não demorei muito tempo a perceber a sorte que tinha de estar ali, rodeada de uma turma  –  ia dizer mista, mas a fotografia desmente-me, isso foi depois da quarta classe –  e multinacional, em que havia outros “outsiders”. Éramos tratados com muita tolerância apesar da rispidez do tom. O liceu era grande e bonito, os livros e os cadernos eram atraentes, e as professoras eram boas professoras. O que sabia de primas e amigas que frequentavam outros colégios reforçava a minha sensação de privilégio.

 

 

 

 

Se é a primeira vez que visita este blog leia também o post "terra de exílioaqui

 

álbuns doutros antigos alunos aqui

 

cadernos e recordações de um antigo aluno aqui

 

 

 

 

 

verso da foto

 

 

link do postPor VF, às 11:33  comentar

De Ana M. L. Castro a 24 de Outubro de 2010 às 11:52
A Vera é a 1ª da 2ª fila à esquerda?

De VF a 24 de Outubro de 2010 às 14:50
contando da direita para a esquerda, na última fila, de pé, sou a segunda a seguir à Mme Pappamikail,

De packard a 30 de Outubro de 2010 às 16:34
Pois...fomos contemporâneos. Na 3ª e na 4ª gramei com a Mme Baptista e com a Mme Pinto. A Pappamikail fazia parelha com a Mme Alice, salvo erro, irmã do Soeiro Pereira Gomes. Teve um fim triste, a Pappamikail, coitada, e cá uma história! Enfim, mais tarde nunca nos teremos cruzado?

De VF a 31 de Outubro de 2010 às 13:23
sim, é possível, a Mme Alice também foi minha professora, na primária o regime era franco-português, um dia em francês e outro dia em português. A Mme Alice também era boa professora!

De packard a 1 de Novembro de 2010 às 19:03
https://packardemrodagem.wordpress.com/2010/11/01/tableau-d%e2%80%99honneur/

pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Translator
sitemeter
contador sapo