15.11.15

 

 

 

Tromp-l'oeil_Still-Life_1664_Hoogstraeten.jpg

 Samuel van Hoogstraten (1664)

 

 

Queridos Leitores,

 

o blog faz hoje sete anos, os últimos dois com a presença semanal do Bloco-Notas de José Cutileiro. São já mais de cem crónicas com o respectivo boneco, como ele diz. São textos que me orgulho de publicar e estou-lhe muitíssimo grata por isso. Grata ainda pela ajuda que tem dado a manter vivo este espaço e por me deixar exercer funções de iconógrafa – mot savant que ouvi há uns anos numa conferência no Instituto Francês e a que logo me identifiquei. 

 

Este ano o Retrovisor recebeu outras contribuições valiosas: as fotografias de João D’Korth, cerca de 300 imagens dos anos 30 e 40, que Henrique D’Korth Brandão pôs à minha disposição e ajudou a digitalizar, e a série My Years in Angola (1950-1970) graças à colaboração de Elizabeth Davies. Agradeço ainda a Jorge Colaço, amigo e colaborador deste blog desde o princípio. 

 

Ao longo destes anos tenho acompanhado com interesse a expansão dos conteúdos em português na rede, muito graças à blogosfera, e detectado lacunas também. Ainda há personalidades do século XX em Portugal com pouca ou nenhuma presença na net. A fotografia vernacular começa a despertar mais interesse – neste momento estão patentes em Lisboa fotografias dos álbuns da Raínha D. Amélia e dos Retornados das ex-colónias – mas quanta coisa não se terá já perdido ou continua a desbotar no fundo duma gaveta? 

 

Há pouco tempo, para ilustrar um artigo sobre o poeta Tomaz Kim, o Jornal de Letras usou uma fotografia deste blog (muito bonita apesar de um pouco estragada). No verão passado o jornal Observador usou imagens que tenho coleccionado das praias de antigamente, algumas das quais eu própria descobri na rede. As fotografias de João D’Korth da Exposição do Mundo Português contêm surpresas apesar de tratar-se de um evento tão amplamente registado. Espero continuar a mostrar aqui curiosidades do mesmo género, que no entanto não vêm ter comigo ao ritmo a que eu desejaria.

 

Aos leitores que visitam pela primeira vez, ou que do Retrovisor conhecem pouco mais que o Bloco-Notas de José Cutileiro, convido à leitura de anteriores posts de aniversário.

 

Muito obrigada pela visita!

 

 

*

 

 

Álbum de Família (2008)

 

Queridos Leitores, (2011)

 

Cabinet de Curiosités (2011)

 

Na blogosfera desde 2008 (2012)

 

Cabinet de curiosités 2 (2013)

 

Tags (2013)

 

 

link do postPor VF, às 19:27  comentar

De Anónimo a 16 de Novembro de 2015 às 07:30
Olá Vera,

Muitos parabéns pelo sétimo aniversário do seu blog.

Não sei se sabe mas no RTP Memória, que acompanho diariamente, e que melhorou bastante em conteúdos, existe uma pequenina rubrica intercalar intitulada "Retrovisor".

Continue por aqui o seu trabalho neste blog, porque blogs de qualidade são poucos e vão rareando ...

Abraço

José Leite

De VF a 16 de Novembro de 2015 às 10:44
Muito obrigada José Leite! Um comentário tão elogioso vindo do autor do blog "Restos de Colecção" é um grande estímulo para mim! Bem haja.

De Anónimo a 18 de Novembro de 2015 às 14:06
Olá Vera muitos parabéns por estes sete anos e obrigada pelas boas leituras
Bj
Helena

De VF a 21 de Novembro de 2015 às 16:56
Muito obrigada Helena!

De M. a 26 de Novembro de 2015 às 17:53
Already seven years ! Wow.
Thank's for all you give us through your blog !

pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Translator
sitemeter
contador sapo