25.4.09

 

 

 

Sem título (2008)

Fotografia de Jean-François Blézot

 

 

 

Quando, em 2002, comecei a compor o meu 'livro-álbum de família' — e digo 'compor' porque foi sendo composto à medida que o ia escrevendo — chamava-lhe “álbum” ou “álbum M&V”, iniciais de Margarida e Vasco, os meus pais. Era este o nome que eu inscrevia a caneta de feltro, seguido do número de capítulo, nos CD de imagens e texto destinados à designer gráfica. Deve ter sido em 2004, ou 2005, que me dediquei à busca de um título, em índices de livros de poesia. Julgo, com efeito, que não haverá melhor lugar para procurar títulos. Depois de percorrer pelo menos uma dezena de índices, encontrei “Retrovisor”... no livro Bens Adquiridos, da autoria de minha mãe, Margarida Futscher (Guimarães Editores, colecção Poesia e Verdade, 1974). Ficou o assunto arrumado.

 

Passado cerca de um ano, algures em 2006, deparo-me com um livro intitulado Retrovisor: Uma Biografia Musical de Sérgio Godinho, da autoria do jornalista Nuno Galopim. Fiquei muito contrariada. Mesmo assim consegui evitar o pânico, não tendo chegado, por isso, a contemplar seriamente a hipótese de ir à procura doutro título. Primeiro sabia que dificilmente encontraria algum que me agradasse tanto, segundo, não creio que neste domínio existam exclusivos. Por último, mesmo que fosse crime, eu tinha um alibi muito sólido.

 

No ano passado, saiu Morte no Retrovisor,de Vasco Graça Moura. Desta vez, pelo contrário, a sensação de ver de novo a palavra "Retrovisor" na capa de um livro foi agradável, talvez por este título ter um perfume de filme noir, género que muito aprecio, e vir de um autor e personalidade que igualmente aprecio. Desdramatizei definitivamente a questão.

 

Agrada-me ainda que o retrovisor faça parte do automóvel, um dos objectos mais fotogénicos do século XX.

 

 

Mais sobre o livro (a sair em breve) Retrovisor, um Álbum de Família aqui

Retrovisor: Uma Biografia Musical de Sérgio Godinho de Nuno Galopim aqui

Morte no Retrovisor de Vasco Graça Moura aqui

link do postPor VF, às 10:40  comentar

De helena cardoso a 26 de Abril de 2009 às 17:09
Post fantástico, incluindo os links!
A fotografia é linda.
Beijos

pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Translator
sitemeter
contador sapo