24.6.12

 

 

 

 Oita, Japão

 

 

 

Luís de Almeida foi o primeiro português a chegar a Nagasaki, em 1567. Introduziu no Japão a Medicina e a Cirurgia europeias. Não foi, contudo, o primeiro europeu a fazer de médico no Japão. Fernão Mendes Pinto estivera em Bungo em 1543. Ao verificar que o acesso à medicina chinesa era difícil e caro e que qualquer novidade na área dos cuidados médicos se podia tornar bem-vinda, exerceu medicina e praticou cirurgia, sem ter aprendido nem uma coisa nem outra. Na opinião do próprio, teve um sucesso assinalável.

Almeida não fez mais porque, segundo C.R. Boxer, a medicina europeia daquela época tinha pouco para ensinar. Ainda assim, o jesuíta português introduziu no Japão o moderno conceito de Hospital.

O êxito fulgurante da introdução do cristianismo no Japão, levado a cabo por um punhado de missionários da Companhia de Jesus, surpreende quem lê a História desse tempo. Foi, contudo, sol de pouca dura.

 

 

texto integral aqui

 

 

 esta e outras fotografias aqui

 

 

Barbarian medicine in feudal Japan aqui

 

 

Luís de Almeida, Santo Popular japonês aqui 

 

link do postPor VF, às 11:43  comentar

De oromancedolubango a 20 de Julho de 2012 às 16:36
Mais do que conhecimentos médicos, Luís de Almeida introduziu no Japão um conceito sustentável de organização hospitalar, seguindo o padrão das Misericórdias.
A. Trabulo

pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Translator
sitemeter
contador sapo