18.2.09

 

 

álbum de família de finais do séc. XIX

 

 

Em 2008 chegou-me do Brasil, pelo correio, este álbum. Um amigo, Carlos Pereira Marques, a quem eu falara no meu projecto, anunciou-me que uma sua prima, residente em S.Paulo, tinha em seu poder um álbum de fotografias da minha família, e que teria gosto em mo enviar caso eu estivesse interessada. O álbum pertencera a meu tio-avô materno António Guilherme Pereira de Carvalho (n.1893), o único de sete irmãos (dois rapazes e cinco raparigas) que se radicou no Brasil, onde o seu pai tinha uma casa comercial.

 

Escrevi a Maria Amália Fragelli, e, por fim, foi com expectativa e emoção que recebi o pesado embrulho, muito cuidadosamente embalado para resistir bem ao transporte. Não sei dizer ao certo o que esperava, mas a minha surpresa foi grande. Nunca tinha visto, muito menos folheado, um álbum deste género. Admito que existam em museus da fotografia (ver imagem no post anterior).

 

 

 

 

  

 

António Guilherme de Barros Pereira de Carvalho 

1893-1939 

 

O meu tio-avô casou com Julia Ruiz de Gamboa, de quem teve uma filha, Stella Maria, que foi Madre nas Irmãs Ursulinas e Directora da Faculdade de Letras da Universidade Católica do Rio de Janeiro. Lembro-me da emoção dos meus avós maternos aquando de uma visita de Stella Maria a Portugal, na época em que vivíamos na casa deles, nos anos 60.

 

Após a entrada de Stella Maria para o convento, a minha tia Julinha foi viver com a sua irmã. A filha desta, Maria Amália, conservou amorosamente o álbum até hoje.

 

Mais sobre os Pereira de Carvalho aqui  

 

link do postPor VF, às 13:37  comentar

pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Translator
sitemeter
contador sapo