26.3.09

 

 

 

Arquitecto Miguel Ventura Terra

1866-1919

 

Por ocasião da reabertura da Sala das Sessões, a Assembleia da República promove a exposição “Arquitecto Miguel Ventura Terra (1866-1919) ”, em homenagem ao autor do projecto original do Hemiciclo inaugurado em 1903. A obra de Ventura Terra integra alguns dos edifícios mais emblemáticos de Lisboa: os liceus de Camões e de Pedro Nunes, o Teatro Politeama, a Maternidade de Alfredo da Costa, o átrio do Teatro Nacional de S. Carlos, o Banco Totta & Açores (na Baixa), a sinagoga de Lisboa e quatro casas que arrecadaram o Prémio Valmor (entre 1903 e 1911).
A exposição ontem inaugurada traça um breve retrato biográfico do arquitecto, que nunca descurou actividades filantrópicas. Quem passar pela Rua de Alexandre Herculano, em Lisboa, poderá ler na placa da Casa Ventura Terra a seguinte inscrição: "Esta casa foi legada às escolas de Belas-Artes de Lisboa e Porto pelo arquitecto Miguel Ventura Terra, que nela faleceu em 30 de Abril de 1919, destinando o seu rendimento líquido para pensões a estudantes pobres das duas escolas que mostrem decidida vocação para as Belas-Artes."

 

 


 

"A Construcção Moderna" Anno III - 20 de Novembro de 1902

 

 

A nossa revista honra-se mais uma vez com a collaboração do distincto archictecto, sr. Ventura Terra, apresentando o projecto da casa que vae ser construída na Avenida da Liberdade. Como se vê das plantas o prédio é só para um morador, o proprietário, exmo sr. Guilherme Pereira de Carvalho. Pouco teremos a dizer d’elle, que o não mostre os desenhos. A fachada será toda revestida de marmore branco e as colunas serão de marmore de côr. Interiormente, terá a casa todas as condições da vida moderna, com luz e ar em todas as suas divisões.

 

 

Guilherme Pereira de Carvalho

1854–1927

 

Mais sobre a exposição aqui e o Arquitecto Ventura Terra aqui

Se é a primeira vez que visita este blog leia mais sobre os Pereira de Carvalho aqui

link do postPor VF, às 15:37  comentar

De Isabel Marques a 30 de Março de 2009 às 11:38
Bom dia,

Deparei-me com este blog, por acaso, ao fazer uma busca sobre a exposição que está actualmente na Assembleia da República sobre Miguel Ventura Terra.
Eu colaborei na preparação dessa exposição e interesso-me particularmente por este arquitecto.
Reparei que publicou o desenho da casa de Guilherme Pereira de Carvalho, que se situava na Avenida da Liberdade. Gostaria de saber se tem mais alguma informação sobre este edifício, como o número de porta, fotografias dela ou até mesmo os projectos, qualquer informação para mim é importante.
Muito obrigada pela atenção,
Isabel Marques

De VF a 30 de Março de 2009 às 23:19
Se clicar na imagem da planta da casa irá ter ao álbum correspondente, onde poderá ver a página completa da revista. Poderei enviar-lhe essa imagem se me indicar o seu endereço.
Infelizmente não sei qual era o número da porta, mas esta revista "A Construcção Moderna" talvez constitua uma pista.
Boa sorte com a sua investigação. O meu endereço mail está no meu perfil.
Cumprimentos,
Vera

pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Translator
sitemeter
contador sapo